O Centro de Excelência para o Mar Brasileiro (Cembra) realizou a Cerimônia de Premiação do 1º Concurso de Vídeos Curtos do Cembra, no dia 18 de dezembro, a bordo do Navio de Pesquisa Hidroceanográfico Vital de Oliveira, que teve como tema "Amazônia Azul, o Mar Brasileiro".
O Concurso de Vídeos Curtos, aberto a alunos de cursos e programas da Fundação de Estudos do Mar (FEMAR), desafiou os participantes a criarem vídeos de até um minuto e trinta segundos, produzidos exclusivamente com aparelhos celulares.
Os vídeos foram avaliados com base em originalidade, inovação, criatividade, aderência ao tema, qualidade do áudio e da imagem e Roteiro. Os três primeiros colocados, além de receberem prêmios específicos, tiveram a oportunidade de visitar o Navio de Pesquisa Hidroceanográfico Vital de Oliveira, um momento único para os jovens.
O grande vencedor do concurso foi o aluno Miguel Arcanjo Tadeus Lírio de Souza, da Escola Estadual Infante Dom Henrique, do Programa de Curso Técnico em Transporte Aquaviário, no Rio de Janeiro. Miguel impressionou os jurados com sua abordagem inovadora sobre o Mar Brasileiro, conquistando o primeiro lugar e recebendo uma Câmera de Ação à Prova D’Água. A entrega do prêmio foi realizada pelo Ex-Coordenador Executivo do Cembra, Almirante de Esquadra Marcos Augusto Leal de Azevedo.
A segunda colocação ficou com Caroline Oliveira de Souza Martins, também da Escola Estadual Infante Dom Henrique. Caroline se destacou pela criatividade e qualidade técnica de seu vídeo, sendo premiada com um Gimbal Estabilizador Portátil para Celular. O Vice-Presidente da Fundação de Estudos do Mar (FEMAR), Vice-Almirante Jayme Teixeira Pinto Filho, foi o responsável pela entrega do prêmio.
Ana Clara Loureiro Machado, também aluna da Escola Estadual Infante Dom Henrique, conquistou o terceiro lugar com um vídeo que evidenciou uma profunda conexão com a temática do mar. Ana Clara recebeu um aparelho Kindle para leitura de livros, entregue pelo Comandante do Grupamento de Navios Hidroceanográficos, Capitão de Mar e Guerra Leonardo Pacheco Vianna.
Além dos prêmios principais, todos os vencedores receberam um certificado de participação, o livro “O Brasil e o Mar no Século XXI”, e um par de ingressos para visitar o Espaço Cultural da Marinha.
A premiação foi um sucesso, evidenciando o talento e o comprometimento dos jovens com a causa do Mar Brasileiro. O Cembra parabeniza todos os participantes e reforça seu compromisso com a educação e a preservação do nosso patrimônio marítimo.