CEMBRA

Inscreva-se no nosso
mailing list

Preencha o formulário e receba informações sobre eventos, webinários e muito mais

Loading...

2º Concurso de Redação do Cembra mobiliza 19 estados e destaca talentos do Pará ao Rio de Janeiro

O 2º Concurso de Redação do Centro de Excelência para o Mar Brasileiro (Cembra) reafirmou seu impacto nacional ao envolver estudantes de 19 estados brasileiros, celebrando a diversidade e a excelência acadêmica com o tema “Plano de Levantamento da Plataforma Continental Brasileira (LEPLAC) – O Trabalho dos ‘Bandeirantes das Longitudes Salgadas’, voltado para a definição da fronteira leste do Brasil”.

Com 715 redações inscritas, o concurso destacou a importância do conhecimento sobre o Mar Brasileiro e sua relevância para a soberania do País. Entre os premiados, três histórias de sucesso merecem destaque. No Ensino Médio, a aluna Deyliane Monique Mendes Gomes, do Pará, levou o primeiro lugar com uma redação que abordou, com sensibilidade e originalidade, os desafios científicos e estratégicos do LEPLAC.

“Estou superfeliz e emocionada por ter participado da prova de redação, foi um grande desafio e uma conquista incrível! Agora, estou muito ansiosa para visitar o navio no Rio de Janeiro, é algo que sempre quis fazer. Mal posso esperar para ver tudo de perto e aproveitar essa experiência única. Estou muito empolgada com o que vem por aí!”, disse a aluna Deyliane Monique, dias antes da cerimônia.

No Ensino Fundamental, o troféu foi para Isabelle Mariscal Machado, da Escola Agrícola Municipal Nilo Batista, em São Pedro da Aldeia, no Rio de Janeiro. Já no Ensino Superior, o aspirante da Escola Naval Yuri Ricardo Silva do Amaral, do Rio de Janeiro, consagrou-se como bicampeão do concurso (2023 e 2024).

O aspirante Yuri, da Escola Naval, venceu pelo segundo ano consecutivo na categoria Ensino Superior

A primeira colocada do Ensino Fundamental, Isabelle Mariscal, enfatizou em sua redação a importância de jovens terem uma mentalidade marítima, enquanto o Aspirante Yuri fez referência ao escritor Sérgio Buarque de Holanda para reforçar a importância do legado da soberania nacional.

Segundo os organizadores, a abrangência nacional da iniciativa reflete o sucesso em engajar estudantes de todas as regiões do País.

“Receber redações de 19 estados é um testemunho do interesse e da conscientização crescente sobre o papel do Mar Brasileiro para o desenvolvimento sustentável e para a soberania nacional”, afirmou o Almirante Leal de Azevedo, Ex-Coordenador Executivo do Centro de Excelência para o Mar Brasileiro, que presidiu a Cerimônia.

A aluna Isabelle Mariscal, de São Pedro da Aldeia, foi a primeira colocada na categoria Ensino Fundamental

A premiação foi realizada no dia 18 de dezembro, a bordo do Navio de Pesquisa Hidroceanográfico Vital de Oliveira, da Marinha do Brasil, um dos navios de pesquisa mais modernos do mundo, e reuniu os vencedores em uma celebração que reforça o papel da educação na formação de cidadãos comprometidos com o futuro do Brasil e seus recursos marítimos.

Confira aqui o resultado final.

O 2º Concurso de Redação do Cembra

O propósito fundamental do 2º Concurso de Redação do Cembra para jovens, sobre o Plano de Levantamento da Plataforma Continental (LEPLAC), é fomentar uma compreensão mais ampla sobre as questões relacionadas ao trabalho que vem sendo desenvolvido para traçar as fronteiras marítimas do Brasil. Ao desafiar os participantes a explorar e refletir sobre o LEPLAC, busca-se não apenas aumentar o conhecimento sobre esse tema, mas também promover uma conscientização sobre a importância de definir os limites finais do Mar Brasileiro, a Amazônia Azul.

Além disso, o Concurso busca incentivar o desenvolvimento de habilidades analíticas entre os jovens, alunos devidamente matriculados em alguma instituição de ensino que estejam cursando o Ensino Fundamental (6º ao 9º ano), Médio ou Superior, estimulando-os a conduzir pesquisas, analisar informações de fontes confiáveis e formular argumentos fundamentados. Por meio da expressão escrita, os participantes terão a oportunidade não apenas de compartilhar suas perspectivas individuais, mas também de contribuir para um diálogo construtivo sobre políticas e práticas que promovam a conservação e o uso sustentável dos recursos do Mar Brasileiro.

Ao envolver os jovens nesse processo de reflexão e engajamento, o Concurso não apenas reconhece e valoriza seu potencial criativo e intelectual, mas também os capacita como agentes de mudança e defensores do investimento. Dessa forma, o propósito deste Concurso transcende a competição, e tem o objetivo de inspirar uma geração de jovens comprometidos com a proteção dos oceanos.

As 10 (dez) melhores redações selecionadas de cada nível farão jus a um diploma e à premiação de um exemplar da 3ª Edição do Livro “O Brasil e o Mar no Século XXI”. Os participantes que tiveram a sua redação mais bem avaliada em cada nível, ou seja, o primeiro lugar em cada categoria, também ganharam um tablet, além da oportunidade de conhecer o Navio de Pesquisa Hidroceanográfico (NPqHo)Vital de Oliveira, da Marinha do Brasil, considerado um dos dez mais bem equipados Navios de Pesquisa do mundo.

A aluna Deyliane Monique, da Escola Autêntico, do Pará, venceu no Nível Médio