O Centro de Excelência Brasileira (Cembra) registrou um aumento significativo no tráfego de seu site, desde a reformulação de sua página (www.cembra.org.br), em setembro de 2023, e a adoção de novas Estratégias de Comunicação. Os números de acessos mostram um crescimento considerável da plataforma, que reflete o impacto positivo das mudanças implementadas.
Em 2022, o site contabilizou 2.226 acessos, mas em 2023, após a modernização de sua plataforma digital e uma nova abordagem no âmbito da Comunicação, com divulgação periódica de conteúdos sobre o Mar Brasileiro, como o podcast PodMar, o número saltou para 27.820 — um aumento de mais de 1.100%. Até setembro de 2024, o site já acumula 34.181 acessos, superando em 23% o total do ano anterior, com três meses ainda restantes para o encerramento do ano.
A audiência do site foi puxada principalmente pela divulgação das Palestras On-line de Curta Duração (www.cembra.org.br/palestras-online), do 2º Concurso de Redação do Cembra (www.cembra.org.br/concurso-redacao), do PodMar (www.cembra.org.br/podcast), e das visitas frequentes à edição virtual do Livro “O Brasil e o Mar no Século XXI” (www.cembra.org.br/publicacoes), além da divulgação do Informativo Cembra (www.cembra.org.br/informativo-cembra) .
No site também é possível saber as orientações sobre como comprar a 3ª Edição do Livro impresso, publicação referência sobre o Mar no Brasil (https://cartasnauticasbrasil.com.br/o-brasil-e-o-mar- no-seculo-xxi-subsidios-para-o-aproveitamento-sustentavel.html) .
A reformulação facilitou o acesso às publicações do Cembra, informações sobre eventos e notícias do setor, fidelizando novos visitantes e engajando o público já existente.
Com esses números expressivos, o Cembra fortalece sua presença digital e se consolida como uma referência em excelência sobre o Mar Brasileiro.