Relatório das Nações Unidas afirma que, no Rio de Janeiro, o Atlântico pode avançar mais de 20 cm até 2050.
Fonte: Site G1
A Organização das Nações Unidas divulgou um alerta mundial com uma previsão sombria: o nível do mar deve subir de forma dramática nas próximas décadas, em consequência do aquecimento global.
O problema é mais urgente no sul do Oceano Pacífico. Lá, o nível do mar subiu 15 cm nos últimos 30 anos. E é um risco à existência de nações inteiras. Os números são de um relatório da ONU, divulgado nesta terça-feira (27) no Fórum Anual das Ilhas do Pacífico, em Tonga – um país ameaçado. O secretário-Geral da ONU, António Guterres, saiu da formalidade para dizer:
"Esta é uma situação maluca. Não existe um barco salva-vidas para nos levar até um local seguro”. O relatório mostra também que a temperatura da água no sul do Pacífico aumentou três vezes mais rápido do que a média global. Esse calor faz o volume da água se expandir - o oceano, aquecido, ocupa mais espaço e, consequentemente, o nível do mar sobe.
Foto: Jornal Nacional
Um leão-marinho ilhado. Esta cena representa outra causa para o avanço dos oceanos: o derretimento do gelo na Antártida e na Groenlândia. Dados divulgados recentemente pela Nasa mostram que, entre 1985 e 2022, a Groenlândia perdeu 1 bilhão de toneladas de gelo. Em 2017, um bloco de gelo gigante se desprendeu da costa e quase colidiu com um pequeno vilarejo.
O derretimento das geleiras e o aumento do nível do mar são uma ameaça não só para as ilhas, mas também para cidades costeiras em várias partes do mundo.